domingo, 22 de abril de 2012

A escravidão de caráter doméstico



No século XXI, a mulher desempenha um papel que vai muito além dos afazeres domésticos, destacando-se no mercado de trabalho, relacionando sua imagem não mais unicamente a cuidar do marido e dos filhos, diferentemente de séculos posteriores. Mais precisamente no século XIX, a mulher vivenciava o período da escravidão, onde era submissa às ordens e aos maus tratos de seus senhores. Embora tenha-se passado o tempo, a escravidão feminina ainda é uma realidade, só que agora em um novo contexto, ela ocorre dentro de própria casa e é exercida por seus maridos.
A mulher moderna assumiu postos que antigamente eram ocupados unicamente por homens. Graças a sua ascensão, ela é engenheira, motorista e até mesmo presidente. Seu papel na sociedade aumentou, pois agora, ela é mãe, esposa, dona de casa e profissional, conquistando a sua autonomia doméstica, financeira e sexual. Acontece que infelizmente essa não é uma realidade de todas. Mesmo em meio a tanta modernidade, ainda existem mulheres que vivem submissas a seus maridos independentemente de serem autônomas financeiramente ou não, colocando-se a dispor de seus anseios e desvalorizando seus próprios desejos.
É esse comportamento que leva a assemelhar a figura da mulher do século XIX com a do XXI, pois enquanto as escravas eram torturadas por seus senhores, a mulher moderna é violentada por seus maridos. Surras, violação sexual, ofensas verbais, são todas características do total desrespeito do homem para com sua companheira que deveria ser bem tratada e falta de amor próprio da mulher que submete-se a tais agressões, como mostra a charge acima.
Contudo, o fato da mulher ter conquistado um espaço maior na sociedade não a coloca desprendida de seu passado. A submissão da mulher ao homem à insere em um contexto de exploração,  subordinação e muitas vezes violência, que muito se assemelha as características da escravidão. Essa é uma realidade triste que precisa ser modificada. Uma das alternativas é a conscientização da mulher de que ela não necessita de um homem para realizar-se como pessoa, principalmente se esse homem lhe maltrata.  




                                                                                                      Eloyna Alves 

Um comentário:

  1. Titanium TV (2019) | TITanium Arts
    Titanium ford edge titanium TV is one of the most original consoles burnt titanium released for the Sega titanium car Genesis console. The two built in pieces look titanium razor just titanium grades like original Sega consoles

    ResponderExcluir