O ramo publicitário
está cada vez mais investindo em campanhas de marketing para atrair os
consumidores a fim de induzi-los a comprarem seus produtos. O setor de
cosméticos é um dos mais afetados por esse tipo de campanha, a exemplo da
empresa O Boticário que lançou em 2012 a campanha: a vida é bonita mas pode ser linda, associando a imagem da mulher ao
seu poder de sedução a ao seu amor próprio. Tal associação expõe-se visando
chamar a atenção dos consumidores, em sua maioria mulheres, para persuadi-los e
manipula-los a comprarem produtos de O Boticário através do
convencimento e da mensagem transmitida implicitamente de uma vida perfeita, de
uma vida linda.
Como as grandes
empresas já se deram conta de que a publicidade faz toda a diferença, elas não
medem esforços quando o assunto é propaganda. A grande maioria, tanto das
empresas quanto da população consumidora, tem conhecimento de que o poder de
convencimento existente nos comerciais e anúncios é um grande agente
manipulador da sociedade de consumo. A diferença é que as empresas usam esse
artifício para gerar lucros e enaltecer a sua marca, enquanto os consumidores
compram determinados produtos não somente para satisfazer seus desejos pessoais
como também para inserir-se em uma sociedade consumidora que influencia-se facilmente,
principalmente quando o tema está relacionado a estética, destacando-se nesse
caso, as empresas de cosméticos como O Boticário.
A mais nova campanha
de O
Boticário, a vida é bonita mas
pode ser linda, vem sobrecarregada essencialmente por dois elementos: a
sedução e o amor próprio, ambos relacionados a projeção de uma vida melhor. O
anúncio dessa campanha traz a imagem de uma mulher, para despertar em outras o
desejo de sê-la e nos homens a vontade de ter uma mulher como a que é
apresentada. Pode-se ainda perceber que essa figura feminina expõe-se como um
exemplo de mulher que se cuida, se arruma, atrai os homens e acima de tudo se
ama. Esse anúncio ainda vem acompanhado de uma mensagem futurista quando a
mulher retratada diz: “um dia eu quero
chegar lá, mas quero chegar linda”, mostrando uma mulher que preocupa-se
com o futuro, e consequentemente, com a sua aparência.
Dessa maneira, esses
elementos são utilizados em campanhas publicitárias no intuito de fazer com que
os consumidores sintam-se fazendo parte vida perfeita, projetada pelas empresas,
pelo simples fato de comprarem o que elas vendem. Comprar perfumes, maquiagens
ou qualquer outro tipo de cosmético em O Boticário não fará grandes
mudanças na vida de ninguém, entretanto, como a estética está associada ao
bem-estar pessoal e impessoal, as pessoas compram e sentem-se melhor ao consumirem,
tudo isso ocasionado pelo forte e poderoso poder de persuasão contido nas
campanhas publicitárias que cada vez mais estão vendendo uma imagem que não
condiz com a realidade induzindo as pessoas a alimentarem a ilusão de uma vida
sem problemas, uma vida perfeita. Assim como duendes e gnomos não existem, a
vida não vai se tornar perfeita porque pessoas saem nas ruas perfumadas. É
chegada a hora de ser mais realista e desprender-se das fantasias que a
sociedade de consumo nos impõe.
Eloyna Alves
Eloyna Alves
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