domingo, 22 de abril de 2012

Compre produtos e leve gratuitamente a ilusão de uma vida perfeita



O ramo publicitário está cada vez mais investindo em campanhas de marketing para atrair os consumidores a fim de induzi-los a comprarem seus produtos. O setor de cosméticos é um dos mais afetados por esse tipo de campanha, a exemplo da empresa O Boticário que lançou em 2012 a campanha: a vida é bonita mas pode ser linda, associando a imagem da mulher ao seu poder de sedução a ao seu amor próprio. Tal associação expõe-se visando chamar a atenção dos consumidores, em sua maioria mulheres, para persuadi-los e manipula-los a comprarem produtos de O Boticário através do convencimento e da mensagem transmitida implicitamente de uma vida perfeita, de uma vida linda.
Como as grandes empresas já se deram conta de que a publicidade faz toda a diferença, elas não medem esforços quando o assunto é propaganda. A grande maioria, tanto das empresas quanto da população consumidora, tem conhecimento de que o poder de convencimento existente nos comerciais e anúncios é um grande agente manipulador da sociedade de consumo. A diferença é que as empresas usam esse artifício para gerar lucros e enaltecer a sua marca, enquanto os consumidores compram determinados produtos não somente para satisfazer seus desejos pessoais como também para inserir-se em uma sociedade consumidora que influencia-se facilmente, principalmente quando o tema está relacionado a estética, destacando-se nesse caso, as empresas de cosméticos como O Boticário.
A mais nova campanha de O Boticário, a vida é bonita mas pode ser linda, vem sobrecarregada essencialmente por dois elementos: a sedução e o amor próprio, ambos relacionados a projeção de uma vida melhor. O anúncio dessa campanha traz a imagem de uma mulher, para despertar em outras o desejo de sê-la e nos homens a vontade de ter uma mulher como a que é apresentada. Pode-se ainda perceber que essa figura feminina expõe-se como um exemplo de mulher que se cuida, se arruma, atrai os homens e acima de tudo se ama. Esse anúncio ainda vem acompanhado de uma mensagem futurista quando a mulher retratada diz: “um dia eu quero chegar lá, mas quero chegar linda”, mostrando uma mulher que preocupa-se com o futuro, e consequentemente, com a sua aparência.
Dessa maneira, esses elementos são utilizados em campanhas publicitárias no intuito de fazer com que os consumidores sintam-se fazendo parte vida perfeita, projetada pelas empresas, pelo simples fato de comprarem o que elas vendem. Comprar perfumes, maquiagens ou qualquer outro tipo de cosmético em O Boticário não fará grandes mudanças na vida de ninguém, entretanto, como a estética está associada ao bem-estar pessoal e impessoal, as pessoas compram e sentem-se melhor ao consumirem, tudo isso ocasionado pelo forte e poderoso poder de persuasão contido nas campanhas publicitárias que cada vez mais estão vendendo uma imagem que não condiz com a realidade induzindo as pessoas a alimentarem a ilusão de uma vida sem problemas, uma vida perfeita. Assim como duendes e gnomos não existem, a vida não vai se tornar perfeita porque pessoas saem nas ruas perfumadas. É chegada a hora de ser mais realista e desprender-se das fantasias que a sociedade de consumo nos impõe. 




                                                                                       Eloyna Alves 

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